domingo, 2 de outubro de 2016

Corrupção #1

Oi, turminha!

Hoje é dia de eleição, e achei que cabia conversarmos um pouco sobre corrupção, uma palavra que infelizmente faz parte do dia a dia dos brasileiros.

Se querem entender um pouco o Brasil e toda essa crise que parece ser eterna, têm que entender um pouco o que é corrupção.

Segundo o dicionário Caldas Aulete, "corromper" significa "ter" ou "sofrer" "má influência"; "subornar ou deixar-se subornar"; "alterar", "adulterar" ou "estragar".

Na política, usamos a palavra "corrupção" para falar principalmente das várias formas desonestas usadas por pessoas ou grupos de pessoas para roubar o dinheiro do povo.

Todos nós pagamos, através dos impostos, dinheiro para o governo. Esse dinheiro é importante para pagar pelos serviços de que a população precisa: iluminação pública, conservação das ruas, policiamento, hospitais públicos, escolas públicas, instalações públicas, conservação dos bens públicos, além do salário de todos os funcionários que trabalham nisso tudo aí, seja o presidente ou o varredor de rua.

Imaginem que a pessoa responsável pela compra da merenda em uma escola pública, por exemplo, use parte daquele dinheiro para outra coisa, como o pagamento de despesas pessoais. Aí está a corrupção acontecendo. É claro que isso não poderia acontecer, mas o corrupto tem recursos para falsificar documentos, mentir e conseguir cometer o crime. E isso, infelizmente, acontece muito, mas muito mesmo. A quantidade de dinheiro que o Brasil perde por causa disso é incalculável, e os maiores prejudicados são os brasileiros mais pobres, mas a verdade é que todo mundo sai perdendo.

Por enquanto, é isso aí. Em outro dia conversamos sobre outros aspectos desse problema.

Beijinho,
Papai


Nenhum comentário:

Postar um comentário